WoW pode se tornar o jogo dominante?

Geral
Nós estamos vendo a decadência de vários jogos, Fortnite, PUBG, League of Legends, tudo, ta geral perdendo público numa velocidade muito rápida, e como o WoW gosta de ser do contra, ele ta crescendo '-'

Eu to vendo ultimamente que está cada vez mais surgindo canais sobre WoW, vira e mexe página de jogos fala sobre WoW, até a Fatos Desconhecidos falou sobre o ouro do jogo valer mais que a moeda venezuelana.

O que mais está me surpreendendo é que World of Warcraft é um jogo legal de jogar mas chato de assistir jogarem, curiosamente ele está sempre presente no TOP 3 da Twitch, vira e mexe fica em primeiro lugar.

Daqui a pouco o Fortnite perde o público todo, sim, esse jogo é uma bolha e em outubro já estará quebrado. League of Legends tá pagando tudo quanto é Youtuber pra fazer video promocional, sinal que ta realmente perdendo muito player.

A pergunta que fica é, tem chance do WoW se tornar o jogo mais jogado do mundo de novo? Entre os jogos pagos ele já é o mais jogado do mundo
Eu não sou intimo dos demais jogos citados, porém ajudaria se você colocasse fontes das suas respectivas afirmações. Inúmeros geradores de conteúdo do wow profetizam que ele está morrendo. De fato ele ja não tem a mesma quantidade de jogadores como alguns anos atrás, porém esta até hoje ai. Nesse caso você esta profetizando um cenário tragicos de outros jogos, os quais eu duvido que o sucesso/fracasso deles esteja relacionado com o WoW, porque são gêneros diferentes. Se o LoL decair, as pessoas irão procurar outro MOBA. Se o WoW cair, as pessoas irão procurar outro MMORPG... É o que eu acho.
09/08/2018 18:31Citação de Moyrá
Inúmeros geradores de conteúdo do wow profetizam que ele está morrendo.

WoW morrendo é tão novo quando Molten Core
WoW não é mais relevante como há alguns anos. A tendência é ir perdendo jogadores, por sinal isso já acontece (por que vocês acham que a Blizzard parou de informar a quantidade?). A cada expansão alguns jogadores antigos voltam e depois cancelam a assinatura. MMO é um gênero em decadência e WoW um jogo antigo, com gráficos datados e que não atrai mais gente nova.
Acho que o LoL como exemplo tem um publico mais adolescente, e ele cresceu muito em número de jogadores a alguns anos (vulgo Cataclysm), igual seus jogadores, que estão saindo do ensino médio, migrando para faculdades, mercado de trabalho, ou fazendo bicos pra comprar fraudas pra o moleque que fizeram no ensino médio.

Ele é um jogo com partidas meio demoradas e para curtir um pvp legal requer muito sacrifício pra ficar em um rank diamante por exemplo, se você não puder jogar direito não faz 3 partidas em um dia, e o WoW está ficando mais casual, onde as pessoas mesmo com o Grind disfarçado, consegue alguma coisa.

Não acho que iram acabar tão rápido, mas picos de jogares todos jogos tem, o que muda é a atitude da empresa se faz o jogo afundar, ou conserta o que ignorou pra evitar custos (e perder pelo pé).
Olha, sobre os outros jogos, concordo sobre o LoL, alias mobas em geral. Realmente esse gênero ta tendo uma queda significativa.
Agora o Fortnite ta longe de acabar, alias so ta crescendo, inclusive vai ter campeonato com prêmios na casa dos milhões. Já o PUBG so teve uma queda justamente por causa do Fortnite, mas ainda tem uma grande player base.

O wow, ta tendo um certo crescimento sim, mas não é nada tão expressivo ao ponto de dizer que ele vai superar todos os multiplayers atuais. Alem do mais, isso sempre acontece em inicio de expansão, muita gente voltando e conteúdo novo pra gerar mais videos pros youtubers.
Isso é porque o wow está com muito marketing atualmente, com comerciais pra tv, com cinematics e o hype do bfa, daqui uns meses quando quebrarem a cara no bfa não vai ter mais ninguém fazendo conteúdo, assim como muita gente, só jogam o fim e o inicio das expansões.
Mas confesso que fiquei apreensivo com a entrevista do tópico que criei...

Um Dev dizer que os arcos vão terminar de se fechar quase totalmente, e rumos do wow serão mudados...
09/08/2018 19:07Citação de Tulum
Isso é porque o wow está com muito marketing atualmente, com comerciais pra tv, com cinematics e o hype do bfa, daqui uns meses quando quebrarem a cara no bfa não vai ter mais ninguém fazendo conteúdo, assim como muita gente, só jogam o fim e o inicio das expansões.

EIta! Temos um discípulo de mãe Diná aqui gente!...

Não entendo essa galera que ta super insatisfeita com o jogo, que ficam todo dia por aqui reclamando e querendo acabar com o hype da galera que ta animada e gostando das novidades.
Se não estão satisfeito com o jogo, porque ainda jogam? Pelo puro prazer de ser hater?
09/08/2018 19:16Citação de Muugildo
09/08/2018 19:07Citação de Tulum

EIta! Temos um discípulo de mãe Diná aqui gente!...

Não entendo essa galera que ta super insatisfeita com o jogo, que ficam todo dia por aqui reclamando e querendo acabar com o hype da galera que ta animada e gostando das novidades.
Se não estão satisfeito com o jogo, porque ainda jogam? Pelo puro prazer de ser hater?

Outro cachorrinho da blizzard? Minha opinião é "minha opinião", sou realista e não hater, galera que tá animada não jogou o beta do bfa só isso, eu joguei e não achei nada demais, removeram muita coisa do jogo, coisas do legion que deram certo.
Todo gênero (ou estilo dentro de um gênero) tem seu hype.

O do MMORPG já passou, WoW sobreviveu ao hype e continua firme, mas não tem como competir com novidade.

Em todo lançamento de expansão o jogo volta a ter destaque, a Blizzard faz bastante marketing, mas depois dá uma esfriada de novo. O que ajuda hoje em dia a promover WoW é o fato de a Blizzard ter outros jogos populares, que com certeza conseguem converter uma boa quantidade de jogadores pra WoW, mas voltar ao topo é muito improvável.

Jogos bons conseguem se reinventar e continuar populares. CS não é mais o jogo mais jogado do mundo, mas continua no páreo, continua com uma comunidade forte, porque a Valve investiu no cenário competitivo dele e pra esse tipo de jogo isso é extremamente importante. É só lembrar de TF2 e L4D que foram deixados de lado pela Valve e hoje caíram no esquecimento, são hoje o que o Quake3 era na época deles, um jogo de nicho, com um público específico. Quake3 é outro exemplo, teve um tempo de glória, o competitivo mais famoso do mundo, mas perdeu pra novidade de outros jogos, um deles o CS.

Hoje os Battle Royale são febre, mas nunca dura pra sempre. O melhor deles vai continuar, o resto vai sumir.
09/08/2018 18:26Citação de Zusgarnok
Nós estamos vendo a decadência de vários jogos, Fortnite,
Esse ai fumo algo
Problema do WoW é a mensalidade... Creio eu que se pelo menos fosse apenas buy2play ja iria crescer muito a quantidade de jogadores.
WoW nunca será o jogo mais jogado do mundo de novo porque o estilo não agrada mais os novos jogadores, a nova era gamer não gosta de mmorpg, isso não tem como mudar, não é questão de ser pessimista ou de criticar o jogo, é questão do estilo do game, isso não tem como mudar.

Agora usar Twitch como base é complicado, wow hoje ta com 100k beleza, mas cê já viu quem ta stremando hoje ? o Soda pode fazer a live mostrando a tela de Login que vai ter 30k+ assistindo ele, não da pra pegar um dia específico e falar "caralho hoje ta com 100k, agora vai urrul" sendo que o fortnite se MANTEM com 200k+ todos dias, entende a diferença ? eu não estou falando isso por mal não, é simplesmente a realidade e gostaria muito que fosse o contrário, mas não é, o wow não é tão popular quanto esses jogos e nunca será, até o League ainda é mais popular.

Além disso o wow está num período de Hype, recebemos diversos comerciais, eventos, cinematics etc nos últimos dias, isso gera hype e faz as pessoas irem atrás, por exemplo quando lançou aquele Cup Head eu fui no Twitch ver o que era e fiquei assistindo la, eu entrei no hype e gerei visualização, mas eu nem comprei o game e nunca joguei, então cuidado ao usar o Twitch como base, no dia 14 você vai ver esse número do wow indo mais alto ainda, mas depois de algumas semanas a tendencia é baixar pros sub 50k que é o normal dele.
09/08/2018 19:40Citação de Alex
Problema do WoW é a mensalidade... Creio eu que se pelo menos fosse apenas buy2play ja iria crescer muito a quantidade de jogadores.

Não há dúvidas disso, mas ai a blizzard teria uma justificativa pra deixar o jogo mais abandonado do que como está agora, não ligar pro feedback, etc.
BFA vai ser a mesma coisa de sempre, vai ter bastante gente no começo para ver o conteúdo novo, vão ver que é quase tudo "mais do mesmo", os servidores vão começar a esvaziar até ao ponto onde só vão ficar os viciados no final.

E o ciclo se repete na proxima expansão.
09/08/2018 18:26Citação de Zusgarnok
League of Legends tá pagando tudo quanto é Youtuber pra fazer video promocional, sinal que ta realmente perdendo muito player.
Igual a Blizzard faz desde a época do WoD?

https://youtu.be/S6MqWZ1pklM
Bom, para mim tanto faz, gosto do jogo e vou continuar jogando enquanto estiver me divertindo, eventualmente paro quando estou saturado e depois de um tempo retorno quando me dá vontade.
Não sou fanboy e muito menos os malucos que acham que tudo no jogo está ruim, mas não conseguem largar, entretanto isso deve ser algum distúrbio.
09/08/2018 20:22Citação de Zarichzs
Bom, para mim tanto faz, gosto do jogo e vou continuar jogando enquanto estiver me divertindo, eventualmente paro quando estou saturado e depois de um tempo retorno quando me dá vontade.
Não sou fanboy e muito menos os malucos que acham que tudo no jogo está ruim, mas não conseguem largar, entretanto isso deve ser algum distúrbio.

Mandou bem! Penso da mesma forma.
PUBG hoje na steam bateu 1m de jogadores simultâneos. Já chegou a 2.2, mas longe de acabar. Claro que tem uma galera testando o MHW, mas ainda é absurdo a adesão aos quatro jogos do momentos - dota 2, lol, fortinite e pubg.

Dota 2 vai ter campeonato agora. Fortinite também. PUBG acabou de sair de um e lol sempre tem boa adesão, por ser casual e rodar até num microondas.

Creio que o quinteto dos MMORPG de hoje sejam wow, ff, eso, gw e bd, mas os picos deles só são bons quando sai uma nova expansão.

Aliás, alguém desse fórum que já tenha chego no end game do ff poderia me dizer o porquê de ter tanta gente dizendo que ele é um MMO melhor do que wow ? Super sério. Gostaria um dia que alguém criasse um tópico comparando os end games dos rpgs

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum