Metzen critica a fandom tóxica de wow

Geral
1 2 3 7 Próxima
Eu já venho percebendo a algum tempo que a comunidade de WOW se tornou tão dogmática em torno de alguns esteriótipos que basicamente estão engessando a narrativa do game. Eu ganhei o beta e joguei desde o dia 1, e não foram poucas as vezes em que me envolvi em discussões com amigos explicando o porque o beta de BFA era memorável e a comunidade deveria dar uma chance ao trabalho dos devs.

Essa entrevista de Metzen vem em boa hora pq ela clarifica bastante alguns pontos que precisam ser colocados sobre o atual comportamento da comunidade. O nível de sensacionalismo gerado sobre a queima de Teldrasil é em minha opinião somente o capítulo mais recente dessa impaciência infantil que vem tomando conta da comunidade, desde o warbringers de Syl surgiram pessoas tentando a todo custo desmerecer o conteúdo e rebaixando o trabalho dos devs a uma simples adaptação de vilã da Disney.

O conto " Uma boa guerra" esclareceu de maneira decisiva as decisões de Syl, e foi excelente em mostrar como a narrativa atual de WOW é mto mais madura do que alguns fanboys alucinados por sua necessidade de hate supunha até então. Eu volto a retomar aqui o ponto que foi o mote de minhas primeiras intervenções sobre a temática da expansão, o de que fazia sentido se considerassemos teoria dos jogos o comportamento de Syl. Pois bem, o conto da Horda foi magistral em traçar todas as linhas do argumento que eu tinha usado inicialmente para justificar o tom da narrativa, e sendo assim eu me vi na obrigação de renovar minha aposta em dizer que o trabalho apresentado até agora é muito mais significativo o que vimos por exemplo em Legion de explicar os rumos da narrativa.

Concluo dizendo que as especulações sobre a lore do WOW são sempre bem vindas, e muitas pessoas neste fórum fazem um ótimo trabalho bancando o "Xeroque" Holmes, o que destrói qualquer discussão saudável é ver pessoas sempre repetir platitudes rasas do tipo "a lore do wow morreu" ou " o time não tem ideia do que está fazendo", isso sem falar de pessoas que deveriam ter um cuidado redobrado com este tipo de posição sensacionalista, mas acabam apostando justamente na direção contrária fazendo coro aqueles que tem uma incapacidade latente de entender a lore.

Segue o link: http://www.wowhead.com/news=286290/chris-metzen-interview-with-scott-johnson-on-art-and-toxic-fandom
Loguei só pra curtir e concordar com o post

Eu achei insana a reação de alguns players de até mesmo parar de jogar por conta da história da expansão que nem mesmo começou.

O pessoal podia pelo menos esperar as coisas aparecerem antes de sair criticando nos 4 cantos do fórum, jogando os os actions fora e etc
Para ampliar o debate, entrevista a revista PCGamer com Íon e John Hight

https://www.pcgamer.com/wows-game-director-responds-to-battle-for-azeroths-elf-genocide-drama-and-rocky-pre-patch/
Concordo Akhinos, a comunidade é tão hostil a qualquer tipo de conteúdo que até desanima dizer que fazemos parte dela. Agora eu posso entender o por que o Hazzikostas é tão... desagradavel em algumas de suas frases. Pois pra lidar com essa comunidade tão venenosa, é dificil de manter a compostura.

Isso também vale para as pessoas que criticam a Christie Golden pelo rumo da lore, qualquer coisa que não gostam vão la xingar a artista em seu tweeter dizendo que ela trará ao chão a lore do wow, ou mesmo aqui no fórum qualquer coisa que discordem colocam a culpa nela, quando na verdade existe uma equipe inteira de desenvolvimento, mas ela que acaba sendo alvo das hostilidades.
A história é deles, e eles fazem oque quiserem com ela!
Mas isso não muda o fato que muitos não gostam e expressam sua opinião de diversas formas, que por sinal é direito de todos! Independente das palavras usadas, mesmo as de baixo nível, existem block, ban e até ação judicial contra isso, somos responsáveis por aquilo que dizemos, por isso temos a liberdade de falar oque quiser!

Edit. Minha opinião pessoal sobre a lore pouco importa, sempre estou satisfeito com oque acontece, curto d+ as cinemáticas e quests com final um videozinho kkkkk percebo algumas apelações e coisas estranhas, mas f@#%#$ ueheuheueh
Eu entendo e concordo com o seu ponto de vista. Isso aqui é apenas um jogo (ou por assim dizer, um livro) e como tal, tem uma história para seguir onde vai agradar alguns e desagradar outros, justamente porque a imagem que cada jogador (leitor) tem de um certo personagem na cabeça, acaba sendo diferente do que é mostrado no jogo.

Vale lembrar também que, muitas pessoas levam o jogo muito a sério é porque a vida delas é tão merda mas tão merda, que acabam transformando jogos de maneira geral em algo real (e isso também acontece com o WoW), e acaba virando a válvula de escape para a vida merda que tais jogadores tem.

Como eu já disse anteriormente, eu estou adorando o rumo que a história do jogo está tomando porque está me lembrando do Warcraft 1, 2 e 3, dos quais eu joguei quando era criança e me trazendo uma sensação de nostalgia maior que o servidor clássico (no qual eu não tenho interesse em jogar). Pra mim, os desenvolvedores estão fazendo um trabalho excelente, até então, a história do jogo está bem amarada e construída e toda ação e reação dentro da história está tendo um motivo para acontecer.
Concordo Akhinos, a comunidade é tão hostil a qualquer tipo de conteúdo que até desanima dizer que fazemos parte dela. Agora eu posso entender o por que o Hazzikostas é tão... desagradavel em algumas de suas frases. Pois pra lidar com essa comunidade tão venenosa é dificil de manter a compostura.

Isso também vale para as pessoas que criticam a Christie Golden pelo rumo da lore, qualquer coisa que não gostam vão la xingar a artista em seu tweeter dizendo que ela trará ao chão a lore do wow, ou mesmo aqui no fórum qualquer coisa que discordem colocam a culpa nela, quando na verdade existe uma equipe inteira de desenvolvimento, mas ela que acaba sendo alvo das hostilidades.
Eu achei interessante que eles abordam justamente a Golden, basicamente ela é apenas uma ferramenta para dramatizar os plots que os devs criam. Ou seja ela não tem decisão no time de criação da lore, ela é apenas a pessoa que escreve o que os devs desejam fazer com a lore. Embora ela realmente tenha uma relação de preferência pelo Anduin e Jaina isso não torna ela vilã, mto pelo contrário,minha única tristeza é ela não ser fãs da facção que eu me identifico mais atualmente, e por não gostar do estilo da Aliança agora que é diferente da Aliança do war3 que eu preferia.

Mas vida que segue, isso não muda o fato de que a lore da Aliança em Kul´tiras é sensacional, e ela capta de forma perfeita o que um player da Aliança gosta de fazer.
Isso é verdade... tipo, eu entendo a galera ter se sentido mal com o lore no primeiro momento, uma "repulsa" aos eventos de Teldrassil. No meu caso mesmo, eu praticamente removi dois amigos de longa data das redes sociais só por causa de brincadeiras infantis. Foi preciso respirar fundo depois pra perceber o quão exagerado foi meu sentimento e quantas desculpas tive que pedir.

Claro que a Blizzard teve um pouco de culpa no cartório, até porque não fez uma narrativa na ordem certa, jogou pesado com as emoções naquele Warbringer e só conseguiu parar com a onda de shitstorm primeiro com a Cinemática de Saurfang e depois com os contos da edição de colecionador, que foram liberados pra download. Acho que nem tudo foi toxicidade nas reações exageradas de alguns, apenas paixão exagerada pelo jogo...

O que eu acho é que as pessoas na internet, e isso me incluí (infelizmente), são muito impacientes. Se tem novidade, nós queremos tudo pra ontem, é como se dizer: "espera o desenvolvimento da história" fosse algo estúpido e o que vale é suposições e leaks muitas vezes falsos serem considerados como fatos pra criticar os devs.

Eu acho sinceramente que BfA está com um Lore animador pra aquilo que ela disponibilizou, ignorando todas as teorias e supostos "vazamentos" . Mas tem gente que não engole essa, que se lembra de furos na história e os escancaram demais pra criticar o jogo.

Eu por exemplo, ainda não perdoei os devs pelo que fizeram no Order Hall dos Shamans em Legion por exemplo, com furo do Neptulon cuja as pontas não foram amarradas desde o Cataclysm, mas não posso negar que a narrativa de Legion como um todo foi bem amarrada no final. Há pontas soltas (sempre há). Mas eu acho que existe maneiras construtivas de dizer "não gostei disso" ao invés de coisas como "esse lore tá @$#" "lixo", "que vocês estão fazendo com esse jogo?" "wow morreu", "maldita Golden, volta Metzen" ou ainda "esses devs devem ter @$%¨@ na cabeça" , etc.

Convenhamos, isso temos desde Pandaria, e na época xingavam o mesmo Metzen que hoje pedem que voltem (sendo que foi o David Kosak que fez aquela épica história), e se me permitem dizer, são justamente os hateres do MoP que preenchem o perfil geralmente de jogadores mais "tóxicos" e que costumam comparar o lore da Blizzard com "Disney", como se isso fosse um demérito. Até hoje, eu acho narrativa da Disney fantástica, então encaro quase sempre como elogio, mas entendo que quem fala isso costuma realmente achar que isso é rebaixar a história dos devs.

Eu não tenho esperança que isso acabe, é o efeito colateral da democratização da informação que a internet propõe. O que resta é o devs resistirem firmes. E a comunidade tem que entender que a toxicidade e o modo de falar apenas dá motivos pros devs não darem ouvidos à eles. Como dar ouvidos se ao invés de críticas construtivas, voam farpas de gente que nem sabe o que tá sendo feito de fato?
Eu até parei de assistir vídeos de youtubers sobre wow. Já comprei a expansão mesmo, vou jogar e ver o que acho.

Gostava de ver vídeos de youtubers que acrescentavam conhecimento e etc. Mas estão todos extremos demais, ou atacam tudo ou elogiam tudo, não tá mais tendo um meio termo.
10/08/2018 16:38Citação de Joahkiin
Eu até parei de assistir vídeos de youtubers sobre wow. Já comprei a expansão mesmo, vou jogar e ver o que acho.

Gostava de ver vídeos de youtubers que acrescentavam conhecimento e etc. Mas estão todos extremos demais, ou atacam tudo ou elogiam tudo, não tá mais tendo um meio termo.

No Br hoje (entre os canais grandes) somente o Coja/Aegis realmente acrescentam algo (como por exemplo as lives com Durokan sobre o crônicas)
É meio óbvio que quem ta achando bom, geralmente nem vem ao fórum porque ta ocupado jogando e somente isso basta, mas me assustou ter a impressão de que somente eu e meia dúzia de gato pingado estavam empolgados com a nova expansão.

Ontem eu estava justamente comentando com um amigo que o WoW nunca antes teve um conteúdo tão dinâmico, rico em opções do que se pode fazer e como o jogo está atrativo para casuais e hardcores, facilitando só o que era necessário e mantendo a essência dos desafios.

Espero poder me divertir mais ainda no BFA, meu hype para a semana que vem está gritante kkkkkkkkkkkkkk

#SylvanasDidNotWrong
Eles querem que o jogador se apegue a própria facção ao ponto disso influenciar nas relações pessoais fora do WoW (Ver ultimas propagandas do BfA) ao mesmo tempo que o jogador deve aceitar sem reclamar as alterações sem noção que eles fazem nas facções.

Blizzard tem que escolher um ou outro.

Quem gosta da lore de sua facção não quer ver ela saindo dos trilhos.
10/08/2018 17:19Citação de Tacticalnelf
Eles querem que o jogador se apegue a própria facção ao ponto disso influenciar nas relações pessoais fora do WoW (Ver ultimas propagandas do BfA) ao mesmo tempo que o jogador deve aceitar sem reclamar as alterações sem noção que eles fazem nas facções.

Quando foi dito que não pode reclamar ?

Exato, eles se esqueceram que fazem a história para a galera que joga, e não para eles próprios, a história está cada vez mais macabra para a Horda, uma coisa é um massacre para com a legião, o flagelo, outra coisa e trucidar inocentes e nós jogadores não termos escolha quanto a isso, o que custava eles colocarem uma escolha pra gente fazer isso ou não, como fizeram em Lordaeron.
10/08/2018 17:28Citação de Natsuyo

Quando foi dito que não pode reclamar ?

Olha o título do tópico? Ele está "reclamando" da galera reclamar... E vem com a desculpa da toxidade.
Toxidade é moda
Star Wars the last jedi foi um lixo os fãs reclamam e a Disney taxa os fãs de tóxicos
10/08/2018 17:41Citação de Okidock
Toxidade é moda
Star Wars the last jedi foi um lixo os fãs reclamam e a Disney taxa os fãs de tóxicos

As empresas tem que fechar a boca, quem paga pra produzirem lixo é a gente ueheuheuehueheuehue
Pessoal não entendeu , o problema não é reclamar/descordar/estar desapontado, problema é a maneira que pessoal está fazendo.
10/08/2018 17:41Citação de Okidock
Toxidade é moda

Nem tanto...
Inclusive Disney demitiu a equipe de roteiristas.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum