Como administrar uma guilda grande - dicas e um pedido de socorro para a Blizzard !

Geral
Anterior 1 2 3 8 Próxima
Pessoal nunca jogou Ultima Online tb. La quando vc morria tudo que vc estava carregando ficava no seu corpo para ser pego por alguem ou perdido caso não conseguisse retornar la pra pegar de volta.

Tibia surgiu praticamente "copiando" Ultima 4, se não me engano.

Tinha chance de cair quase tudo também, mas não necessariamente.

No mais, quem quer sentir esse gostinho, deveria jogar Demon Souls ou seu sucessor, Dark Souls.
No mais, quem quer sentir esse gostinho, deveria jogar Demon Souls ou seu sucessor, Dark Souls.

Esses dois jogos não recomendo pra geração de players atuais onde todo jogo vem com tutorial, uma seta indicando caminho, MIL vidas e etc.., são fodas, não sei se sinto raiva deles ou os amo o/
Vamos tentar nos manter na discussão original para não cair no off-topic e condenar um tópico útil ao trancamento.
Sempre achei que Guilda é uma mistura de boa convivência com boa empresa.

Dica1:
Repair somente a quem consegue bons feitos. Quem dá o nome a guilda são os jogadores.
O dinheiro da guilda NÃO pertence aos jogadores dela, porém, é de sábia decisão dos administradores fazer bom uso dela. Arruma um "gerente de contas" e manda ele colocar tudo a limpo, para que todos saibam de onde está vindo e para onde está indo a grana da guilda.

Dica2:
Crie várias regras de boa convivência como:
"não vender nada no Gchat", - Basicamente eleva o grau de "grupo". A pessoa tem que aprender que ela está defendendo uma causa. Se quer vender serviço, grite no trade ou coloque na AH

"não ninjar itens (com exclusão dos players)", - Chamou a pessoa convidada a participar? então instrua seus líderes a colocar TODA a regra por escrito. É extremamente desagradável quando damos "jeitinhos" pros nossos amigos, mas nos sentimos ofendido quando fazem contra nos.

"Não deixar seus guildies fazerem "micro cagadas" in game, como por exemplo Ficar em cima de "NPC" ou discutir besteira no chat (sabe aquelas bobeirinhas que vemos quando tentamos recrutar player pra jogar PVE, num server PVP?)"...basicamente é não transformar a sua guilda numa FAVELA.

"JAMAIS" roubar jogadores de outro core, sem o consentimento do outro lider - Isso é, com certeza uma das maiores causas de debandada de uma guilda.

"Deixar com que TODOS da sua guilda saibam as regras e usá-las"...doa a quem doer: Nada do tipo "você sabe com quem ta falando?" e BAN....

"Sempre solidário a players/guildas convidadas" - Costumo ver muito "sabão" dando Nerd enrage com players novatos ou casuais. Se você é lider e convidou/aceitou alguem para jogar com você, trate-o com o maior respeito, inclusive caso ele fizer cagadas.

"treinar lideres para analisar mais um "Recount" - Canso de ver gente que faz análises de lutas como se tivessem lendo um jornal sentado no vaso.....

e por ai vai. :)
espero ter ajudado.
Bom, hoje você tem o controle de quem pode e quem não pode reparar com o dinheiro da guild, então é mais a criatividade do GL do que uma feature que a Blizzard provê. Tem que tomar cuidado com isso de premiar e punir membros da guilda. Já vi muita guilda crescer somente em quantidade, mas o grupo da guilda é sempre uma duzia e olhe lá. É muito comum em grupos grandes se formar "panelas" e essas panelas terem mais benefícios que as outras.

Pra mim, uma guilda ser realmente grande já é algo preocupante. Os níveis de guild ajudaram na jogabilidade, mas depreciaram muito nesse quesito. Agora, uma guilda só consegue gente obrigatoriamente se tem nível, quase não dando chance para guildas menores, nem mesmo para upar.

Eu divido a liderança da minha guilda com um amigo e tentamos sempre ensinar novos jogadores, disponibilizar repair e conscientizá-los de que aquele dinheiro é de todos da guilda, tanto na hora de retirar quanto na de colocar. Cabe ao líder conversar com seus conselheiros de como a guilda atuará.
10/07/2013 09:53Citação de Chéquer
Sobre o pedido, vamos encaminhar para os devs. Pessoalmente acho que o reparo é uma forma de penalidade e, o custo do ouro é de certa forma um incentivo para se cometer menos erros e ter que reparar menos (não é à toa que mortes em JxJ quase não tiram durabilidade, pois neste ambiente é normal que se morra mais). Simplesmente arrumar uma maneira mágica de consertar todos os equipamentos sem nenhum custo simplesmente pode acabar com o propósito original da durabilidade.

Pessoal que joga WOW é muito mimizendo com questão de Durabilidade.

Quero ver se fosse no Tibia, que a cada morte escorria uma lágrima masculina do rosto quando você perdia um item "anti-drop" 40k - que era muito - ou então algum item ainda mais valioso se não tivesse esse item. Fora a perda de exp.

Para mim a durabilidade deveria ser mais punitiva e com um CD para ressar de mais tempo, para você realmente evitar morrer.

Só mortes em Raide e PVP que poderia ser diferenciado.

Não é primeira vez que vejo um post seu sendo sarcástico, um tanto quanto grosseiro e sem adicionar absolutamente nada à discussão.

Eu não sou "mimizento", gíria do internetês para "reclamão" normalmente quando não há motivo ou argumento para embasar a reclamação.

Há motivos e argumentos de sobra para essa reivindicação e até onde eu sabia eu estava jogando World of Warcraft e não Tibia. Não é porque outro jogo era muito pior que eu tenho que ficar contente com algo que está errado neste, comentário completamente sem propósito.

Pessoal nunca jogou Ultima Online tb. La quando vc morria tudo que vc estava carregando ficava no seu corpo para ser pego por alguem ou perdido caso não conseguisse retornar la pra pegar de volta.

Eu tenho 32 anos, meu primeiro video-game foi um Intellevision II e já tive até MSX com fita k7, que demorava mais de 30 minutos para carregar um jogo de uns 4kb, portanto sim, joguei Ultima Online, mas confesso que nunca me aprofundei, portanto não sei do que se trata seu exemplo, que diga-se de passagem não faz absolutamente nenhum sentido dentro do tópico proposto.

Me perdoem pela ignorância, mas MVP com posts verdes não deveriam ser foristas colaboradores que ajudassem a comunidade a administrar e melhorar o conteúdo dos tópicos?

Porque vir aqui trollar é o cúmulo.
Me perdoem pela ignorância, mas MVP com posts verdes não deveriam ser foristas colaboradores que ajudassem a comunidade a administrar e melhorar o conteúdo dos tópicos?

Sorria,você está no Fórum BR!!!!

Welcome to the brazilian World of Warcraft's forum!

"Onde os maiores trolls conseguem digitar em verde!"
Não é primeira vez que vejo um post seu sendo sarcástico, um tanto quanto grosseiro e sem adicionar absolutamente nada à discussão.

Não entendi o motivo de você se doer todo sendo que não estava me referindo a você ou ao menos me dirigindo aos seus posts.

Eu tenho todo direito de achar que a Durabilidade dos itens no WOW atualmente é uma punição muito branda, assim como você tem o direito de discordar.

Por que essa agressividade toda? Não é trollagem, é opinião, não sabia que trollar era discordar do SEU ponto de vista.

Relaxa aí meu rapaz, e lembre-se que ao reclamar de alguém falando que ele não adiciona em nada a discussão você está igualmente não adicionando nada à discussão.

Vamos todos viver em paz, sem agressividade.

Enfim, o fim.
Legal as dicas.
Já passei por várias guildas somando Maiev, Tol Barad e Nemesis e realmente o mal de muita guilda é ser mal administrada.

Com relação ao Cash flow sou de opinião que, assim como outros perks de guilda, não deveriam existir. A intenção da Blizzard ao criar os níveis de guilda e os perks foi excelente, mas acho que o tiro saiu pela culatra. Muitas e muitas guildas hoje em dia convidam o quanto for possível somente para que o banco da guilda se encha de ouro. Em contra partida todo mundo quer fazer parte de uma guilda para ter acesso a Cash Flow, xp a mais, Heirloom de guilda, etc.
Resultado: guildas enormes, mas sem interação entre seus membros. Ser dessas guildas não significa absolutamente nada. Guild chat como se fosse um trade chat alternativo, onde pouco se fala e pouco se consegue em termos de ajuda e interatividade.

Tenho saudade da era pré Cataclisma, quando nenhuma guilda convidava em massa visando algum interesse egoísta e quando os jogadores interesseiros tinham no máximo o banco da guilda como incentivo para se juntar a uma guilda sem estar interessado nela.

Parabéns a Heros Rise!
10/07/2013 19:22Citação de Chéquer
Não entendi o motivo de você se doer todo sendo que não estava me referindo a você ou ao menos me dirigindo aos seus posts.

Realmente, você não se referiu apenas a mim, se referiu a

Pessoal que joga WOW é muito mimizendo com questão de Durabilidade.

Eu jogo wow sabe...

O problema foi a postura com que você começou o seu argumento e acabou disfarçando de trollagem...

Imagine o meu tópico começando com "já que vocês são tudo noobs e não fazem idéia de como é ser um mestre das galáxias da hora de administrar uma guilda fodástica top do server eu vim aqui dividir um pouco do meu super poder pra ver se vocês aprendem alguma coisa"...

Invalidaria toda e qualquer informação que eu postasse logo depois...

Vocês dois que deveriam dar o exemplo no fórum chegaram aqui postando um assunto paralelo, que tornou necessário mais um blue post do nosso recém admitido CM Ocktobrax (alias, parabéns pelo cargo e obrigado pelo apoio ao tópico!) e mais dois comentários de jogadores logo depois do meu que indicam que esse tipo de coisa acontece com frequência.

Agora você tem duas escolhas, deixar o tópico voltar ao seu assunto ou retrucar querendo dar a última palavra...portanto por favor, seja breve.
Sinceramente como um jogador desses tem a menção de MVP - World of Warcraft? Despreparado para lidar com o público fórum, sequer sabe escrever de acordo com a língua portuguesa e ainda por cima é agressivo. Será que nenhum responsável sério é capaz de punir ou dar demote nesse cidadão?
Eu tenho sérios problemas em administrar a minha guilda por causa da falta de vontade das pessoas em participar dos eventos.

Nesse último domingo, eu tinha marcado desde quarta-feira, um encontro para pegar a Fênix Negra e daria 3000g para quem participasse até o fim. De 8 marcados, só apareceu 1 que nem estava marcado.

Perguntei no chat da guilda e NINGUÉM se pronunciou.

Tipo.. 90% de todo o gold que a guilda tem foi feito por mim e pelos outros adm da guilda só vendendo itens que nós pegamos e farmamos na AH, para deixar a guilda bem "alimentada".

Faço eventos direto: Abro o banco da guilda pra todo mundo(as abas que de itens importantes - pois damos para os membros que pedem quando precisam, não deixamos liberados pq somos nós 3 que alimentamos as abas, infelizmente ninguém dá nada, não ajuda em nada e quando ajudam, eu sempre procuro ajudar no que precisam) ;
Faço "brincadeiras" e disputas que premiam o vencedor com gold (já dei prêmios de até 10k)

Mas sempre que chamo pra qualquer coisa, de 300 membros, só 1 ou 2 aparecem.

Mas nessa segunda, fui radical. Tirei todo o gold e coloquei num alt banco pra pegar só quando precisar. E só deixei para a guilda usar aquilo que for depositado do fluxo de caixa e o que eu for depositando com as minhas vendas e recompensas. Limitei o reparo para algumas patentes, criei uma nova patente e rebaixei um monte de gente.

O povo da minha guilda nem pega as coisas quando deixo o saque ilimitado da aba que geralmente é livre ( para saque de 1 a 15 itens por dia, dependendo da patente). Ou seja, nem pra se aproveitar da situação eles querem kkkkk
11/07/2013 01:36Citação de Belzinha
Eu tenho sérios problemas em administrar a minha guilda por causa da falta de vontade das pessoas em participar dos eventos.

Pessoal tem muita má vontade com a guilda no Geral, muita gente só está afins dos bônus, por isso sou meio contra eles, tornam o que era para ser uma integração, uma troca de "favores", realmente bobo. Pessoal tem que interagir mais, tem muita gente que parece que simplesmente quer jogar um MMO de forma "single player".

Mas fazer o que, pelo menos sempre há a chance disso tudo sair uma amizade ou um grupo bacana, como foi meu caso ^.^
Ola a todos eu sou uns do que junto com o Lux administra a Heroes Rise.

Alguns pontos que quero compartilha com vocês da minha experiencia a frente da Heroes é:

Seja justo com seus membros mostre a eles que você não é o senhor da razão e que vc tbm pode e tem o direito de errar;

Tente sempre dar o exemplo para seus membros no trade chat, afinal você é a imagem da sua guild;

Mostre para a galera que você também tem aquele seu momento de lazer seja para Raidar e ou fazer aquele Rbgzin, voce pode pensar, pults como fazer isso? Simples avise no gchat que você estará ocupado raidando e que qualquer problema seja tratado com outro integrante da staff;

Aprenda a gerenciar seus wisper e se possível crie log deles afinal isso se torna útil caso alguém queira lhe difamar e ou acusar alguém de sua guild, um ótimo addon para isso é o W.I.M ele gera log dos wispers, cria uma janela individual de cada wisper e caso vc esteja em combate ele te avisa com um ícone ao lado do minimap quantos wispers vc tem, você consegue exportar isso depois de diferentes formas , addon simples e pratico que pode lhe auxiliar no dia-a-dia no gerenciamento da sua guild.

Se algum membro desejar falar contigo algo bem importante marque com ele no TS e ou RaidCall e se caso isso não seja possível solicite a ele lhe enviar um mail ingame para que você o responda é importante frisar que nunca deixe seu membro sem uma resposta, mostre a ele que você esta interessado e quer ajuda-lo e ou saiba a quem indicar para ele.

Um ponto que eu acho importante falar aqui é, que a forma de gestão na H.R hoje é o nosso ponto mais forte, pois a diversidade hoje nela favorece boas discussões e com essas discussões chegamos a ter ideias mtos boas para tentar sempre agradar a galera :)

Bom galera creio que é isso,

Se alguém tiver duvidas de como usar o addon só wispar que eu dou uma força
guildismo...
11/07/2013 02:09Citação de Chéquer
Pessoal tem muita má vontade com a guilda no Geral, muita gente só está afins dos bônus, por isso sou meio contra eles, tornam o que era para ser uma integração, uma troca de "favores", realmente bobo. Pessoal tem que interagir mais, tem muita gente que parece que simplesmente quer jogar um MMO de forma "single player".

E por incrível que pareça, justamente por essa característica que várias guildas acabaram por ganhar, eu abri mão de entrar em qualquer uma, mesmo sabendo dos bônus que estava "perdendo". Tudo que exigia um grupo eu ia no oportunismo, no randomico mesmo, e mantendo as amizades só no realID. Porém, essa semana me chamaram pra uma guilda recém criada, lvl 1 ainda... então pensei "pô, pra quem não queria entrar numa guilda lvl 25 por puro oportunismo, entrar numa lvl 1 e tentar fazer ela chegar lá vai ser bem legal!" E aceitei o convite... Tá, pode ser que a guilda não vá pra frente, se desfaça semana que vem ou nunca passe de 20 membros online, mas pra quem não tem nada, metade é o dobro xD. Se eu abri mão de todos os bônus de estar em uma guilda de level alto, estar em uma de level baixo mas com uma moçada boa de se jogar junto tá ótimo!

E agora já sei onde ir pra aprender a administrar caso a guilda cresça de mais ;D

Nesse último domingo, eu tinha marcado desde quarta-feira, um encontro para pegar a Fênix Negra e daria 3000g para quem participasse até o fim. De 8 marcados, só apareceu 1 que nem estava marcado.

Perguntei no chat da guilda e NINGUÉM se pronunciou.

Tipo.. 90% de todo o gold que a guilda tem foi feito por mim e pelos outros adm da guilda só vendendo itens que nós pegamos e farmamos na AH, para deixar a guilda bem "alimentada".

Faço eventos direto: Abro o banco da guilda pra todo mundo(as abas que de itens importantes - pois damos para os membros que pedem quando precisam, não deixamos liberados pq somos nós 3 que alimentamos as abas, infelizmente ninguém dá nada, não ajuda em nada e quando ajudam, eu sempre procuro ajudar no que precisam) ;
Faço "brincadeiras" e disputas que premiam o vencedor com gold (já dei prêmios de até 10k)

Mas sempre que chamo pra qualquer coisa, de 300 membros, só 1 ou 2 aparecem.

Mas nessa segunda, fui radical. Tirei todo o gold e coloquei num alt banco pra pegar só quando precisar. E só deixei para a guilda usar aquilo que for depositado do fluxo de caixa e o que eu for depositando com as minhas vendas e recompensas. Limitei o reparo para algumas patentes, criei uma nova patente e rebaixei um monte de gente.

O povo da minha guilda nem pega as coisas quando deixo o saque ilimitado da aba que geralmente é livre ( para saque de 1 a 15 itens por dia, dependendo da patente). Ou seja, nem pra se aproveitar da situação eles querem kkkkk

Acho que esse é um dos pontos mais importantes que já foram abordados neste tópico e gostaria de deixar aqui alguns comentários.

Uma guilda com determinado número de membros passa a ser uma comunidade e isso é algo difícil de administrar. Os jogadores tendem a fazer "panelas" com outras pessoas por uma identificação natural e você não pode proibir isso pois é normal, acontece em todo lugar.

O que caberia seria tentar criar meio de misturar essas pessoas através de eventos ou iniciativas que não permitissem que um grupo fechado dentro da guilda participasse sozinho, obrigando 2 ou mais grupos de interagirem (raids grandes, world bosses, jogos de guerra, tudo isso são artifícios interessantes).

Infelizmente não há estrutura, administração ou filosofia de guilda que baste para fazer os jogadores se interessarem por um determinado filete do jogo. Na Heroes Rise tivemos recentemente uma frustração quando alguns membros do core de progressão heróica resolveram se predispor a montar uma raid 25M.

Eles iriam usar seus alts (bem equipados) e usar todo o conhecimento deles para auxiliar quem quisesse participar. Foram feitas chamadas no facebook, spammado o gchat e postado no fórum. Pouquíssimos se interessaram.

A questão não foi dificuldade de horário nem nada, simplesmente quase ninguém apareceu para buscar mais informações.

Alguns dias depois fizemos uma das nossas reuniões gerais e eu sinceramente achei que muitos iriam reclamar que estavam sem core (acredito que na época haviam 5 ou 6 cores na guilda), mas para minha supresa, ninguém falou nada a respeito, sinal de que as coisas estavam boas como estavam.

Portanto, nosso trabalho é criar a estrutura, mas não podemos forçar ninguém a participar mais ou a buscar o que nós consideramos divertido. Se muitos jogadores querem apenas os benefícios da guilda e não interagem, não podemos culpá-los, pois de certa forma eles estão fazendo aquilo que acham confortável e divertido no ponto de vista deles e nossa filosofia é deixar os jogadores felizes.

De qualquer forma, creio que a gente consegue um bom quorum para qualquer coisa, pois são muitos os inscritos para qualquer evento que fazemos, TOC, BOT, ICC, Ulduar, etc, mas curiosamente o que eu percebo é que TOT não foi tão procurada (dentro do quantidade de membros na guilda, pois apesar de termos 10 cores PVE, eles significam pouco mais de 15% dos números totais de jogadores).

Creio que apesar de estarmos nos aproximando do final da expansão, muitos ainda devem considerar TOT uma raid de wipes com progressão difícil ou simplesmente não gostam de raidar em progressão e é necessário respeitar isso.

Talvez eu possa estar errado, mas tenho 2 dicas para você.

A primeira, será que não faltou traçar um objetivo mais claro para a sua guilda? Quem sabe você tenha na mão uma guilda de jogadores PVP e esteja tentando se concentrar em PVE? Tente verificar com os seus membros quais são as preferências deles e você poderá definir o rumo de sua guilda à partir dai.

Na Heroes Rise eu perdi as contas de quantos "sensos" fizemos, com formulários no Google Docs com as mais diversas perguntas, do tipo faixa etária, preferência a PVE, PVP ou ambos, horário para raidar, o que gostava mais de fazer, esse tipo de "pesquisa de mercado" foi crucial para estabelecermos alguns pontos de nossa administração e do rumo que a guilda teria.

A segunda dica, há um argumento muito usado no mercado em geral, que é quando um bem ou produto é muito barato, ele acaba sendo depreciado. Talvez você esteja liberando tudo de forma tão fácil que as pessoas não estejam dando valor, quem sabe se você limitar as coisas e começar a liberar apenas pelo merecimento, a coisa ande.
Ao OP, parabéns pelo tópico e pelo assunto discutido. Não tinha tido tempo de ler tudo, e agora com calma consegui ir até o fim.

Concordo com as sugestões dadas. Até porque na minha opinião um dos maiores problemas com guilda é justamente a interação. Como o Chequer disse, é comum perder-se o senso de comunidade numa guilda e partir pro "single player" quando se tenta montar atividades ou coisa do tipo.

E não justificando, mas acho difícil mesmo você enxergar uma guilda como um grupo, quando no nível 1, você é spammado por trocentas guildas que, via add-on ficam te dando invite, apenas pelo perk de gold. É difícil pelo lado do usuário também não se sentir "apenas mais uma cabeça de gado".

Pessoalmente eu gosto de pensar em guildas como "famílias". Eu entendo que se decido por fazer parte de uma, eu tenho por "obrigação moral" ajudá-la, aprimorá-la, enfim, fazer parte de um grupo. E não meramente uma coleção de "meros benefícios". Afinal, meu objetivo pessoal no WoW é fazer amigos e jogar junto destes amigos.
Ao OP, parabéns pelo tópico e pelo assunto discutido. Não tinha tido tempo de ler tudo, e agora com calma consegui ir até o fim.

Concordo com as sugestões dadas. Até porque na minha opinião um dos maiores problemas com guilda é justamente a interação. Como o Chequer disse, é comum perder-se o senso de comunidade numa guilda e partir pro "single player" quando se tenta montar atividades ou coisa do tipo.

E não justificando, mas acho difícil mesmo você enxergar uma guilda como um grupo, quando no nível 1, você é spammado por trocentas guildas que, via add-on ficam te dando invite, apenas pelo perk de gold. É difícil pelo lado do usuário também não se sentir "apenas mais uma cabeça de gado".

Pessoalmente eu gosto de pensar em guildas como "famílias". Eu entendo que se decido por fazer parte de uma, eu tenho por "obrigação moral" ajudá-la, aprimorá-la, enfim, fazer parte de um grupo. E não meramente uma coleção de "meros benefícios". Afinal, meu objetivo pessoal no WoW é fazer amigos e jogar junto destes amigos.

Opa! Primeiramente obrigado!

Então, bem colocado, eu acho que uma pessoa que nunca jogou o WOW e entrou sozinho no universo do jogo fatalmente irá entrar numa guilda 25 ou outra qualquer que convide ele primeiro via addon.

Eu acho que esse tipo de addon deveria ser proibido e um invite massivo deveria ser passível de warning ou ban da guilda toda, digamos, devido a muitos invites em rápida sucessão.

Quando esse jogador tentar se enturmar nessa guilda, provavelmente não encontrará muito apoio, pois se uma guilda usa o artifício de convidar via addon QUALQUER jogador, claramente está procurando explorar o perk de gold e não deve ter uma estrutura de interação boa, é mais uma cabeça no rebanho.

Mas com o tempo ele provavelmente sairá desta guilda, quando conhecer melhor o jogo e ver todas as possibilidades a serem exploradas e vá procurar um local mais ao seu gosto.

Junte-se à conversa

Voltar ao fórum