Memória RAM danificada, mal colocada ou com sobrecarga (overclock) pode acarretar travamentos, erros e problemas de desempenho, como engasgues e baixa taxa de quadros. Se estiver com algum problemas desses, realize os testes abaixo para identificar problemas na RAM.

Caso encontre problemas na RAM, talvez seja necessário levar seu computador a um técnico especializado para resolver o problema.

O Windows conta com uma Ferramenta de Diagnóstico de Memória (RAM) que escaneia a memória física do computador em busca de possíveis erros. Será preciso reiniciar o sistema depois disso, portanto lembre-se de salvar qualquer documento aberto.

  1. Pressione Windows + R.
  2. Na tela de execução, digite mdsched.exe e pressione Enter
  3. Clique em Reiniciar agora e verificar problemas (recomendado)
    Aviso: Anote as etapas de 4 a 8 antes de prosseguir. O computador reiniciará e você não terá como usar o mouse na Ferramenta de Diagnóstico de Memória.

O computador será iniciado com a Ferramenta de Diagnóstico de Memória e executará uma teste básico de memória.

  1. Pressione F1 para interromper o teste e acessar a tela de Opções.
  2. Use as teclas de seta para selecionar Estendido.
  3. Pressione F10.
  4. Após concluir a Ferramenta de Diagnóstico de Memória, anote os erros encontrados.
  5. Aperte Esc para sair da ferramenta e voltar ao Windows.
O Diagnóstico da Apple permite testar o seu computador em busca de problemas. Após terminar o teste, anote qualquer código de referência que você tiver recebido. Você pode consultar o guia de Códigos de Referência de Diagnóstico da Apple.